top of page
  • Foto do escritorcbioclimamidia

1º Workshop CBioClima abordou história natural

Atualizado: 31 de mai.

O Centro de Pesquisa em Dinâmicas da Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima) reuniu mais de 150 inscritos em seu primeiro workshop anual. O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, de modo híbrido, no Instituto de Biociência da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o tema “História natural: dos genes aos ecossistemas”.

João Damásio

Direcionado a cientistas e público em geral, o evento contou com palestras de diversos pesquisadores do CBioClima, abordando estratégias inovadoras com o uso das ciências ômicas para levantamento e análise da biodiversidade em suas mais diversas aplicações.






Organizadores e participantes presenciais do 1º Workshop CBioClima, ao final do evento

O objetivo dos workshops anuais é apresentar os progressos do Centro de Pesquisa, a partir de seus quatro workpacks: Síntese e big data; História natural: dos genes aos ecossistemas; Dimensões da biodiversidade e; Microbioma para soluções sustentáveis.

Na abertura do evento, a diretora do CBioClima, professora Dra. Patricia Morellato, explicou que cada workshop tratará de um desses workpacks. “Agradeço todo o grupo de natural history, que organizou este nosso primeiro evento para congregar todo mundo que está participando do CEPID. Depois, a gente vai ter as outras áreas também, referente aos quatro pacotes de trabalho que a gente tem. Hoje, a gente começou com esse workpack”.


Palestras

A palestra inaugural, com o tema “Repurposing herbarium specimens for studies of climate change”, foi realizada pela pesquisadora da Universidade da Florida, professora Dra. Pamela Soltis.

No seguindo dia, Morellato apresentou as perspectivas do CBioClima e deu início à programação, que teve ainda outras nova palestras. Os pesquisadores apresentaram, sobretudo, diferentes métodos de abordagem empírica sobre as dinâmicas da biodiversidade.

O evento foi transmitido online e as gravações das palestras, realizadas em português e inglês, estão disponíveis no canal STAEPE IB Rio Claro.


CEPID

O CBioClima está sediado no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro, onde ocorreu seu primeiro workshop. A missão deste Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), é estabelecer um observatório de pesquisa sobre biodiversidade e mudanças climáticas, promover a inovação focada em soluções sustentáveis baseadas na ciência e acelerar a difusão do conhecimento.

59 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page