top of page
Foto do escritorcbioclimamidia

Coordenador de Inovação do CBioClima recebe Prêmio Inventores Unicamp 2024

Chama atenção do mercado o trabalho baseado em carreadores lipídicos nanoestruturados naturais, em pesquisa com a participação do pesquisador Leonardo Fraceto.

Por Michelle Braz


No dia 12 de setembro, Leonardo Fernandes Fraceto, coordenador de Inovação do CBioClima e professor do Engenharia Ambiental da Unesp-Sorocaba, recebeu o Prêmio Inventores Unicamp 2024, na categoria Propriedade Intelectual Licenciada pela tecnologia 1377_CLN_Natural, licenciada pela B. Nano Soluções Tecnológicas. No caso, o prêmio é uma ação promovida pela agência Inova Unicamp, na qual em sua edição deste ano homenageou ao todo 141 profissionais.

A condecoração recebida foi graças ao trabalho de um grupo de pesquisadores, do qual o professor Leonardo Fraceto coordenou a parte dos estudos pela Unesp, sendo que contou com o apoio da Agência Unesp de Inovação, além da Inova – Agência de Inovação da Unicamp. “Esta pesquisa me permitiu interagir com pessoas de diferentes olhares para os problemas que são reais. O que me deixa muito feliz é o fato que os resultados deste estudo agora estejam protegidos por uma patente, sendo que esta foi licenciada e poderá ser capaz de transformar esta tecnologia em um produto”, salienta o pesquisador.

Como resultado desta empreitada, a equipe estudou a composição de carreadores lipídicos nanoestruturados naturais com ação anestésica, bactericida, antifúngica e biopesticida. A pesquisa patenteada despertou o interesse da empresa B. Nano Soluções Tecnológicas, viabilizando, desse modo, o devido licenciamento para utilizar este trabalho no desenvolvimento de novas tecnologias.


Mas do que se trata a invenção?



Em linhas gerais, a invenção promove que carreadores lipídicos nanoestruturados naturais despontem sem depender de compostos sintéticos, o que se caracteriza como uma técnica propicia para o desenvolvimento mais eficaz de medicamentos, cosméticos, nutracêuticos e biopesticidas.

Ao incluir nanopartículas lipídicas naturais para encapsular óleos essenciais, o composto é capaz de manter a sua estabilidade e tamanho pelo período de até um ano. Tal constância permite que sejam obtidos vários efeitos terapêuticos, tais como ação anestésica, bactericida, antifúngica e biopesticida de uma forma mais natural e eficiente quando comparada as outras técnicas que utilizam os compostos sintéticos.

No entanto, o desenvolvimento de carreadores lipídicos nanoestruturados naturais demanda a adoção de parâmetros rigorosos para a sua produção. “Sabemos que a universidade não é uma empresa, não temos o objetivo principal de gerar um produto. O que geramos é conhecimento com potencial de resolver problemas. Só que muitas vezes este conhecimento pode ficar restrito a um artigo ou a uma patente. Conseguir romper esta barreira e despertar o interesse de uma empresa pela solução que criamos é algo muito gratificante”, destaca o coordenador de Inovação do CBioClima.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page