top of page
  • Foto do escritorcbioclimamidia

Lançamento Cepid CBioclima 

Atualizado: 31 de mai.






No dia 30/4, foi realizado o lançamento do Cepid CBioclima.  O primeiro Cepid da Unesp, financiado pelo projeto FAPESP (2021/10639-5), tem como missão a criação de um Observatório de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças Climáticas, promovendo a inovação com foco em soluções sustentáveis e acelerando a difusão do conhecimento. 

Gabriela Andrietta

Considerado pelas autoridades presentes no lançamento, tanto uma grande oportunidade, mas ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, o CBioClima é um Centro de Pesquisa único e inovador, que reúne pesquisadores comprometidos com o enfrentamento dos desafios globais relacionados à perda da biodiversidade em decorrência das mudanças climáticas. O objetivo do CBioClima é desenvolver uma abordagem transdisciplinar, que articule ações de pesquisa, inovação e disseminação. 

O evento contou com a presença da Professora Maysa Furlan, Vice-Reitora da Unesp, do Professor Edson Cocchieri Botelho, Pró-Reitor de Pesquisa da Unesp, do Professor Adalgiso Coscrato Cardozo, Diretor do Instituto de Biociências da Unesp, Câmpus de Rio Claro, da Professora Patrícia Morellato, Diretora do CBioClima, e do Professor Carlos Frederico De Oliveira Graeff, representante da FAPESP.

Com quase 100 participantes – na maioria mulheres –  desde bolsistas de graduação, até pesquisadores de mestrado, doutorado, pós-doutorado e pesquisadores associados, no primeiro ano de atividade, o CBioClima já conta com mais de quarenta artigos publicados em revistas científicas. As ações de investigação do Centro de Pesquisa se organizam em quatro Grupos de Trabalho: Síntese e big-data; História natural: dos genes aos ecossistemas; Dimensões da Biodiversidade e Microbioma para soluções sustentáveis. Além disso, a disseminação e a inovação fazem parte do escopo do CBioClima.

O professor Adalgiso ressaltou a importância do Cepid CBioClima, único na Unesp, e parabenizou os docentes e servidores técnicos administrativos, que viabilizaram a concretização do Centro de Pesquisa. Segundo o Diretor do Instituto de Biociências da Unesp, "esse Cepid permitirá o avanço contínuo na ciência."

Carlos Frederico De Oliveira Graeff, representando o Professor Márcio de Castro Silva Filho, Diretor Científico da Fapesp, também reforçou o orgulho e a importância do primeiro Cepid da Unesp. Para ele, o estabelecimento de um Cepid faz parte de um processo muito competitivo, pois a proposta, ao ser comparada com diversas outras, foi a escolhida. 

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a biodiversidade é a maior defesa natural contra as mudanças climáticas. Nesse sentido, a professora Patrícia Morellato ressaltou que foi uma honra ganhar essa competição e apresentou a organização do Centro como um espaço de ciência criativa e inovadora. 

Coordenador de Inovação do CBioClima, Leonardo Fraceto explicou que o objetivo do Cepid é acelerar o conhecimento, para que este conhecimento chegue, de forma rápida, na sociedade. O professor Fraceto reforçou a importância do suporte e da parceria da Agência Unesp de Inovação (AUIN). Segundo o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp de Sorocaba, é possível transformar projetos e ideias em tecnologia e inovação. Para isso, é preciso se conectar com as oportunidades, se aproximando de Ambientes de Inovação, como Parques Tecnológicos, Centros de Tecnologia e Inovação e Incubadoras de Base Tecnológica, como o Aquário de Ideias e o Parque Tecnológico de Sorocaba. Com esses pilares, espera-se conseguir devolver para a sociedade possíveis soluções para problemas que as pessoas estão enfrentando. 

Edson Cocchieri Botelho ressaltou que a Pró-reitoria entendeu a importância da Cepid na Unesp, que transcende o campus de Rio Claro. Para o Pró-Reitor de Pesquisa da Unesp,  esse Cepid "nasceu e será criado pela Unesp", com o intuito de fazer ciência de qualidade. 

Maysa Furlan parabenizou a mesa e os participantes do Cepid, que, segundo a vice-reitora, engrandece a Unesp. Para ela, é um sonho realizado. "Um sonho que acorda para uma discussão qualificada, pois as temáticas de clima e biodiversidade englobam a vida e a transformação do mundo." E acrescenta que "esse conhecimento tem como missão estender o conhecimento para a sociedade, (...) que anseia pela discussão dessas temáticas." Segundo Maysa, essa construção de ciência de qualidade vem de uma construção de muito tempo, pois não se propõe um projeto com essa robustez e exigência, desde a formação de recursos humanos até internacionalização, em pouco tempo.

Para encerrar, a vice-reitora ressaltou que, para a Unesp, é uma honra receber esse Centro, pois um Cepid promove "uma discussão efervescente, uma oportunidade das matrizes trabalharem em conjunto, de colocar em ação a colaboração e parceria e ver a transversalidade se materializar". 


37 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page