top of page
  • Foto do escritorcbioclimamidia

Livro do pesquisador Mauro Galetti vence Jabuti Acadêmico

Lançada pela Editora Unesp em 2023, a obra Um naturalista no Antropoceno foi  contemplada na primeira edição desta premiação.  

POR: Michelle Braz





Mauro Galetti, autor de Um Naturalista no Antropoceno, no Congresso Mundial  de Frugivoria e Dispersão de Sementes, em Ilhéus/BA.

Em evento no Teatro Sérgio Cardoso na cidade de São Paulo, na última terça-feira (6), o  pesquisador e professor da Unesp, Mauro Galetti, venceu o Jabuti Acadêmico, na  categoria Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia, com a obra Um  Naturalista no Antropoceno: um biólogo na busca do selvagem (Editora Unesp, 2023).  “Estou lisonjeado em poder levar a história da Biologia e da Ecologia ao grande público.  Receber este prêmio é uma honra! Esta premiação dará mais visibilidade para a produção  editorial da ciência brasileira”, salienta o autor.  

Galetti possui vasta trajetória no campo da pesquisa e docência. Entre as principais  atuações, ele ajudou, por exemplo, a criar o programa de Pós-graduação em Ecologia e  Biodiversidade no Instituto de Biociências da Unesp/Rio Claro, além de ser editor-chefe  do periódico Global Ecology and Conservation (Elsevier, Amsterdam) e curador do maior  banco de dados de biodiversidade da Mata Atlântica (Atlantic Data Papers). Atualmente,  Galetti é um dos diretores do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima  (CBioClima), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.  

A obra laureada compreende, na verdade, a estreia literária do pesquisador num fluxo  narrativo autobiográfico com adensamentos críticos. “O principal problema que a Ciência  enfrenta hoje é o negacionismo: não acreditarem sobre as mudanças climáticas, a extinção  das espécies. Este livro foi uma resposta ao contexto vigente. Poder educar e mostrar a  ciência de alta qualidade produzida no Brasil”, reforça o pesquisador sobre as reflexões  para a confecção da obra.  

Galetti ainda destaca alguns enfrentamentos em relação aos processos de disseminação  científica e seus vínculos necessários. “Nós, os cientistas, precisamos sair desta bolha  acadêmica. Nosso desafio é chegar ao grande público de maneira acessível, tendo clareza  e qualidade, mas sem banalizar. As pessoas querem ouvir o que a Ciência manifesta de  soluções para os problemas ambientais, não só no Brasil, como no mundo”, complementa.  

Para mais informações sobre a obra Um naturalista no Antropoceno, acesse o site da Editora Unesp:  https://editoraunesp.com.br/catalogo/9786557144541,um-naturalista-no-antropoceno 


9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page