top of page
IMG_0772_edited.jpg

O Centro de Pesquisa em Dinâmica da Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima) articula a experiência consolidada de diversos grupos e pesquisadores para oferecer uma abordagem transdisciplinar ao estudo das relações entre a biodiversidade e as alterações climáticas. As ações de investigação do Centro são organizadas em quatro grupos de trabalho:

Cbioclima-síntese-e-big-data-em-laranja-eng.png
Cbioclima-síntese-e-big-data-em-laranja.png

O Grupo de Trabalho Síntese e big-data visa compilar e sintetizar informações sobre biodiversidade por meio da coleta, seleção e análise de dados sobre os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e nos ecossistemas neotropicais.

Cbioclima-história-natural-em-laranja.png
Cbioclima-história-natural-em-laranja-eng.png

O Grupo de Trabalho História Natural: dos genes aos ecossistemas  visa documentar a diversidade, a conservação e a evolução das espécies, por meio de novas estratégias de observação que permitem compreender os organismos vivos em seu ambiente natural, a partir de novas tecnologias. 

Cbioclima-dimensões-da-biodiversidade-em-laranja-eng.png

O Grupo de Trabalho Dimensões da Biodiversidade visa documentar e avaliar os impactos das alterações climáticas na biodiversidade em todos os níveis ecológicos, especialmente naqueles relacionados com as interações entre  as espécie e com a reorganização da rede trófica (teia predatória).

Cbioclima-microbioma-em-laranja-eng.png

O Grupo de Trabalho Microbioma para soluções sustentáveis, centrado na análise extensiva dos microbiomas de florestas preservadas, agroecossistemas e áreas degradadas, combina a produtividade agrícola e a conservação da biodiversidade, para garantir a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento do setor produtivo.  Essas ações visam compreender, preservar, restaurar e maximizar a engenharia dos ecossistemas proporcionada pelas interações entre insetos, plantas e microrganismos.

Esses Grupos de Trabalho desenvolvem uma abordagem transdisciplinar, envolvendo diversas especialidades nas seguintes áreas do conhecimento:

  • Fenologia, ecologia evolutiva, interações planta-animal e mudanças climáticas;
     

  • Revisão sistemática, filogenia, ecologia e conservação com foco em anfíbios;
     

  • Conservação da biodiversidade, defaunação e dispersão de sementes no antropoceno;

  • Ecologia da paisagem, conservação e serviços ecossistêmicos;
     

  • Filogenética e evolução de plantas;
     

  • Genética e genômica de plantas;
     

  • Insetos e genômica;
     

  • Inovação e soluções sustentáveis

bottom of page