A perda sem precedentes da biodiversidade e as ameaças iminentes das mudanças climáticas e ambientais estão entre os mais importantes desafios enfrentados pela humanidade.
A biodiversidade continua diminuindo em todo o mundo, principalmente em resposta à expansão urbana e agrícola sobre áreas naturais.
O Centro de Pesquisa da Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima) é o primeiro Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) sediado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Criado em 2023 no Instituto de Biociências da UNESP, o CBioClima articula a experiência consolidada de diversos grupos e pesquisadores, com a MISSÃO de estabelecer o primeiro observatório de pesquisa sobre biodiversidade tropical e mudanças climáticas, promovendo a inovação focada em soluções sustentáveis ​​e baseadas na ciência, e acelerando a disseminação do conhecimento para mitigar a perda de biodiversidade em um cenário de mudanças climáticas.
Mais de 100 cientistas nacionais e internacionais de diferentes especializações e níveis de formação participam do CBioClima. O Centro CBioClima é um CEPID (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão) financiado pela FAPESP (2021/10639-5). O CBioClima também recebe apoio financeiro da UNESP, e seus pesquisadores contam com o apoio de parceiros nacionais e internacionais, como: NSF, NERC, UKRI, NWO, entre outros, e das principais agências de fomento brasileiras, como FAPESP, CAPESP, CNPq, FINEP e Instituto Serrapilheira, entre outras. Esses pesquisadores estão empenhados em enfrentar os desafios globais relacionados à perda de biodiversidade devido às mudanças climáticas.
Este compromisso ganha ainda mais relevância dada a escassez de informações sobre a biodiversidade tropical, que representa a maioria das espécies do mundo. Portanto, o CBioClima está estrategicamente posicionado como líder no Sul Global, articulando pesquisas de ponta e de longo prazo com colaboração internacional e uma abordagem necessariamente multidisciplinar e transdisciplinar em todas as suas atividades de pesquisa, inovação e disseminação.
O CBioClima investiga a influência das mudanças climáticas na biodiversidade, as possibilidades de integrar práticas de conservação e cadeias produtivas, maneiras de reverter ou mitigar os impactos ambientais sobre a biodiversidade e o bem-estar humano, possíveis soluções sustentáveis ​​em agroecologia e busca multiplicar experiências bem-sucedidas na promoção da sustentabilidade. Esses pontos conectam o Centro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: 15 – Vida Terrestre; 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima; 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; e 14 – Vida na Água.

Comitê executivo
Diretoria e Coordenação
Pesquisadora responsável e diretora: Patrícia Morellato
Vice-diretor: Mauricio Bacci Jr.
Coordenação de Inovação: Leonardo Fraceto
Coordenação de Disseminação: Mauro Galetti
Coordenação Científica: Célio Haddad
Coordenação de Internacionalização: Vitor Miranda
Coordenação de Equidade, Diversidade e Inclusão: Clarisse Palma da Silva
Coordenação de Integração: Tadeu Siqueira
Gestão administrativa
Gestão Executiva: Patricia Carolina Moreno
Gestão de Tecnologia: Renan Ramos Chaves
Gestão de Disseminação: Emerson José
Instituição sede:
Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro
Instituição associada:
Instituto de Biologia – Unicamp

