top of page
  • Foto do escritorcbioclimamidia

Rádio Unesp faz uma série de Podcasts sobre os estudos em desenvolvimento no INCT NanoAgro

Atualizado: 31 de mai.






A nanotecnologia envolve materiais, dispositivos e sistemas em uma escala extremamente pequena, na ordem de nanômetros (bilionésimos de metro).

Gabriela Andrietta

A utilização da nanotecnologia na agricultura, é uma maneira mais eficiente e menos invasiva de uso de materiais, o que pode minimizar os impactos e a proteção das culturas.  São produtos desenvolvidos em escalas minúsculas que ajudam a melhorar a produtividade na lavoura. 

Leonardo Fraceto, Professor do  Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp de Sorocaba, coordenador de Inovação do CBioClima e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável, o INCT NanoAgro, pesquisa as formas de utilização da nanotecnologia na agricultura.

Segundo Fraceto, em entrevista à Radio Unesp, a nanotecnologia pode abrir novas possibilidades de aplicação no campo, proteção de culturas e o controle de pragas, utilizando uma menor quantidade de produto. Essa tecnologia, além de auxiliar o monitoramento das culturas e melhorar a produção, minimiza os impactos, devido à menor quantidade utilizada. No entanto, ressalta que uma nova tecnologia pode ter também impactos negativos, por isso é preciso considerar a segurança do produto, garantindo  que a tecnologia seja segura.

O câmpus da Unesp em Sorocaba acaba de se tornar sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanotecnologia para Agricultura Sustentável, o INCT NanoAgro, que reúne 40 pesquisadores de 13 instituições de ensino. A rádio Unesp fez uma série de Podcasts sobre os estudos em desenvolvimento no programa "Em Pauta". Acompanhe a série nos links abaixo:


48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page