top of page
Buscar

Patrícia Morellato inicia o Ciclo de debates “Diversidade em Foco” 

  • Foto do escritor: cbioclimamidia
    cbioclimamidia
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

Por: Gabriela Andrietta

No dia 5 de novembro, aconteceu a primeira palestra do 1º Ciclo de Debates – Diversidade em Foco: Saberes e Desafios diante das Mudanças Climáticas, no Instituto de Biologia da Unicamp. O evento é uma iniciativa da professora Dra. Clarisse Palma da Silva, Coordenadora da Diretoria de Equidade, Diversidade e Inclusão do Centro de Pesquisas em Biodiversidade e Mudanças do Clima, o CBioClima. "O ciclo tem como proposta promover uma reflexão sobre a importância da diversidade de saberes e experiências na construção de soluções para a crise climática, reunindo pesquisadoras, pesquisadores e lideranças sociais em um diálogo plural e interdisciplinar sobre biodiversidade, mudanças climáticas, equidade, diversidade e inclusão. As palestras ocorrerão quinzenalmente, e o objetivo é valorizar tanto as contribuições acadêmicas quanto as trajetórias pessoais e profissionais dos participantes”, explicou Clarisse. O evento busca promover a integração entre a trajetória pessoal e a produção científica dos participantes: “A proposta do ciclo é que as pessoas cruzem o depoimento pessoal da construção da carreira com a temática das mudanças climáticas. A ideia é que cada pessoa traga um olhar que una a experiência de vida com o que estuda”, complementou a Dra. Carolina Medeiros, co-organizadora do Ciclo.

Durante a abertura, Clarisse destacou a importância de iniciar  o ciclo com a presença da Diretora do CBioClima, Dra. Patrícia Morellato, professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em fenologia e ecologia temporal da vegetação tropical. Formada em Ciências Biológicas pela USP, com mestrado e doutorado pela Unicamp, Patrícia construiu uma carreira marcada pela excelência científica e atualmente dedica-se a compreender como as mudanças climáticas globais afetam os ciclos de crescimento e reprodução das plantas, integrando estudos de ecologia, evolução e biodiversidade. Com mais de 170 artigos publicados, capítulos de livros e um livro premiado com o Prêmio Jabuti, Patrícia também tem se destacado pela aplicação de tecnologias em seus estudos, como câmeras fenológicas, drones e sensoriamento remoto. Atualmente, coordena um CEPID (Centro de Inovação, Pesquisa e Difusão) da FAPESP, sendo uma das poucas mulheres a liderar um centro de pesquisa desse porte no país.

Na graduação, ela se apaixonou pelas plantas e pela botânica e se encantou pela ecologia vegetal. Ao longo da sua trajetória acadêmica,  evoluiu no estudo da fenologia. “Aceitei as tarefas e aprendi a me organizar para ter tempo de fazer pesquisa”, relatou, destacando que encarar desafios pode transformar dificuldades em oportunidades. Ela destacou a importância de buscar oportunidades e conseguir recursos para viabilizar as pesquisas. Após o doutorado, Patrícia realizou um pós-doutorado nos Estados Unidos, estudando a reprodução de plantas. A experiência internacional é, segundo ela, muito importante para conhecer outras culturas  e ampliar o olhar. Foi também nesse período que começou a explorar as novas tecnologias de observação, como o uso de fenocâmeras e sensores remotos para monitorar os ciclos da vegetação, uma abordagem pioneira no Brasil.

Na estruturação do CBioClima, convidou a professora Clarisse Palma da Silva para coordenar a área de Igualdade, Diversidade e Inclusão, reforçando seu compromisso com uma ciência mais diversa e colaborativa. “Aprendemos pelo exemplo. Quando uma mulher ocupa espaços e compartilha experiências, abre caminho para outras”, afirmou.

Patrícia encerrou a palestra apresentando os desafios e resultados do CEPID, CBioClima,  incentivando estudantes e jovens cientistas a olharem a carreira como um campo de oportunidades e lembrando que a pesquisa científica é também uma construção coletiva: “É um grupo que cresce junto, criando infraestrutura, enfrentando desafios e aprendendo a fazer ciência com propósito.”

O público destacou o impacto e a inspiração proporcionados por sua palestra. Segundo Drielli Canal, pós-doutoranda do Instituto de Biologia da Unicamp, “A palestra da professora Patrícia Morellato foi inspiradora. Ela não romantizou a sua jornada, detalhou o peso duplo da cobrança — ser uma pesquisadora de referência mundial e ainda ser mãe. O mais valioso foi perceber as barreiras que ela enfrentou e sua resiliência. Ela também expôs as assimetrias do sistema acadêmico que ainda tornam esse ambiente hostil para mulheres, especialmente para uma cientista brasileira em busca de reconhecimento internacional. Mas mostrou que é possível, apesar dos obstáculos, produzir ciência de qualidade e nos inspirou com sua trajetória a buscar níveis de excelência cada vez maiores.”

A professora Luciana Bolsoni Lourenço Morandini, do Instituto de Biologia da Unicamp, ressaltou: “Ouvir o relato da Dra. Patrícia Morellato sobre a sua trajetória acadêmica foi muito inspirador. Com a sua fala acolhedora e demonstrando profundo conhecimento científico e liderança acadêmica, promoveu relevante reflexão sobre a importância de assumir novos desafios, de aproveitar oportunidades de trabalho e do papel das mulheres no cenário científico atual.”

Os próximos encontros do ciclo “Diversidade em Foco” já têm as datas confirmadas. No dia 18/11/2025, a convidada será a professora doutora Simone Vieira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam/Unicamp). e Coordenadora da Pós Graduação em Ecologia do IB/Unicamp. E no dia 3/12/2025, o debate contará com a participação da professora doutora Leila Ferreira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp).



 
 
 

Comentários


Marca-Cbio-principal-laranja-sem-fundo-com-legenda-pt.png

Acesse nossas mídias sociais e acompanhe as novidades. 

  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
  • linktree-logo-icon
  • vecteezy_threads-social-media-logo-icon_26845713

Instituição-sede

Instituto de Biociências - UNESP - Universidade Estadual Paulista.
Av. 24A, 1515 – CEP: 13506-900, Bairro Bela Vista, Rio Claro, SP.

Telefone: +55 19 3526-4216

Deixe seu e-mail para receber as notícias.

bottom of page