top of page
Buscar

Pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul palestra nos Seminários Charles Darwin

  • Foto do escritor: cbioclimamidia
    cbioclimamidia
  • 1 de out.
  • 2 min de leitura

Emerson José


O pesquisador Fábio Roque, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizou palestra nos Seminários Charles Darwin, terça-feira (30), no auditório da biblioteca da Unesp de Rio Claro.  Os Seminários são uma iniciativa do CBioClima (Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima), que é um CEPID financiado pela FAPESP e localizado no Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro. 


Fábio, que é ainda pesquisador visitante da USP de São Carlos, desenvolveu o tema “Interruptores socioecológicos”. O foco do trabalho foram os desafios e as oportunidades relacionadas às transições socioambientais, em especial no Pantanal.  


Segundo Fábio, “os estudos mostram que os incêndios catastróficos do Pantanal, embora devastadores, abriram caminho para mudanças profundas na forma de integrar sociedade e o meio ambiente. A lição central é que a sustentabilidade exige articulação entre ciência, políticas públicas, comunidades locais e práticas econômicas inovadoras”. 


Esses incêndios catastróficos, que ocorreram entre 2019 e 2020, causaram prejuízos de cerca de US$ 200 milhões, com efeitos que ultrapassaram os municípios diretamente atingidos, conforme a exposição do pesquisador. 


Como efeito prático dessa perda, houve um esforço de recuperação enorme, e, hoje, já foram investidos mais de R$ 12 milhões em redes de pesquisa, até 40 artigos científicos por ano, sistemas de monitoramento, mais de 55 brigadas comunitárias capacitadas, além de materiais educativos e legislação específica. 


Conforme Fábio, foram construídas redes sociais diversas, que incluem brigadistas, universidades, líderes comunitários e religiosos, mostraram-se essenciais para a cooperação no combate ao fogo. Atualmente, “destacam-se programas de pagamento por serviços ecossistêmicos, créditos de carbono, pecuária sustentável, bioeconomia, energia solar e projetos de restauração”, concluiu. 


Em breve, a palestra será disponibilizada na íntegra no canal do CBioClima no YouTube. A próxima exposição dos Seminários Charles Darwin está agendada para o dia 21 de outubro, terça-feira, às 13h, com a pesquisadora Kelly Zamudio, no auditório da biblioteca. 


ree


 
 
 

Comentários


Marca-Cbio-principal-laranja-sem-fundo-com-legenda-pt.png

Acesse nossas mídias sociais e acompanhe as novidades. 

  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
  • linktree-logo-icon
  • vecteezy_threads-social-media-logo-icon_26845713

Instituição-sede

Instituto de Biociências - UNESP - Universidade Estadual Paulista.
Av. 24A, 1515 – CEP: 13506-900, Bairro Bela Vista, Rio Claro, SP.

Telefone: +55 19 3526-4216

Deixe seu e-mail para receber as notícias.

bottom of page