Seminários Charles Darwin recebe palestra sobre Sistemática e Biogeografia na era da genômica e da inteligência artificial
- cbioclimamidia
- há 13 horas
- 1 min de leitura
Por Emerson José
Os Seminários Charles Darwin, iniciativa do CBioClima (Centro de Pesquisas em Biodiversidade e Mudanças do Clima), instalado no Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro/SP, recebeu o PhD Adrian Antonio Garda do Departamento de Ecologia da UFG (Universidade Federal de Goiás) para palestra nesta quinta-feira (22) titulada “Um gene, dois genes, dez genes, mil genes. Sistemática e Biogeografia na era da genômica e da inteligência artificial”. Adrian é graduado em Ciências Biológicas pela UnB; é mestre em Biologia Celular e Estrutural pela Unicamp e PhD em Zoologia pela Oklahoma University.
Adrian apresentou várias perguntas sobre Sistemática e Biogeografia aos presentes para desenvolver os temas, como:
1) A riqueza da herpetofauna é subestimada? Quem vive ali? Espécies não descritas?
2) Flutuações climáticas afetaram a fauna da Diagonal?
3) A fauna da Diagonal é homogênea?
4) Evidência de barreiras geológicas ao longo da diagonal?
5) Implicações para Conservação de atacar esses shortfalls (deficiências)?
A palestra trouxe ainda aos participantes experiências decorridas de anos de estudo de campo do PhD e abordou: áreas prioritárias para conservação; novas espécies na Caatinga; filogeografia e a distribuição da diversidade genética pelos biomas estudados.
Em breve, a palestra será disponibilizada na íntegra no canal do CBioClima no YouTube (aqui). Na próxima terça-feira (27), os Seminários Charles Darwin receberão Marcos Santos para palestra sobre “Cetáceos como modelos para estudos ecológicos”, às 13h, no Anfiteatro II da Unesp de Rio Claro.

Commentaires