Capacitação pedagógica: aliando a interdisciplinaridade das pesquisas científicas na Biologia com as práticas pedagógicas do Ensino Médio
- cbioclimamidia

- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Por Emerson José
A professora Milene Ferro do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro e pesquisadora associada ao CBioClima (Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima) coordenou um evento de extensão, neste sábado (14), no Anfiteatro II da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro. Denominado “Capacitação pedagógica: aliando a interdisciplinaridade das pesquisas científicas na Biologia com as práticas pedagógicas do Ensino Médio”, o evento teve como público alvo professores do Ensino Médio e contou também com a presença de alunos e professores da Unesp. Também participaram a Profa. Dra. Patricia Pasquali Parise Maltempi, vice-diretora do Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro, e o professor Maurício Bacci Junior, vice-diretor do CBioClima.
Segundo Milene, “este evento de extensão é um pedido dos professores da região que nos procuraram colocando as suas necessidades. É o segundo encontro e vamos organizar outros para aproximar a Unesp da comunidade”.
A Dra. Patricia expôs, entre outros temas, o Programa de Permanência Estudantil da Unesp, o de iniciação científica no IB (Instituto de Biociências) e no IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas), os programas para despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos entre estudantes do Ensino Médio, os eventos organizados pelo Câmpus de Rio Claro, como: Praça da Ciência e Portas Abertas, além de programas de extensão.
O professor Maurício contextualizou a criação do CBioClima, programas de capacitação de recursos, mudanças do clima, perdas da diversidade e outros pontos. “Há 12 anos, começaram as conversas para a construção do CBioClima. Os estudos do Centro, hoje, comprovam a perda de biodiversidade e as consequências disso para os ecossistemas e as suas consequências para a vida humana”, especificou.
Em seguida, o pós-doutorando Geovanny Soares Pauferro Barroso apresentou para os presentes detalhes de seu projeto vinculado ao CBioClima. Para Geovanny, “com o aquecimento do clima, muitas gerações de pragas acabam se reproduzindo com frequência maior e gerando problemas, porque passa a haver mais pragas para controlar. Então é preciso ter mais preocupação com agrotóxicos, o que gera outros problemas, como contaminação do solo”.
O professor Daniel Romão da Silva expos elementos da matemática. Para Daniel, “dentre as distintas maneiras de conhecer, é importante posicionar a matemática no âmbito do fazer humano”.
Ademais, o professor Lucas Miotelo explanou sobre recursos digitais aplicados ao Ensino Médio, jogos educacionais ensinando aminoácidos e outros temas.
Por fim, a professora Paula Martins dissertou sobre Saberes Científicos: para quem e para que? Com base em conhecimento científico, Paula fez relações práticas dos saberes apreendidos com experiências empíricas.
Todas as exposições contribuíram para aumentar o conhecimento em torno dos estudos do IB e do IGCE, formas de ingresso na universidade pública, campos de estudos dos projetos desenvolvidos no câmpus, entre outros pontos, e aproximar a Unesp da comunidade e dos professores do Ensino Médio.

































Comentários