CBioClima participa de missão de inovação na Alemanha e fortalece parcerias internacionais em bioeconomia e sustentabilidade
- cbioclimamidia
- 6 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago.
Por: Gabriela Andrietta
Entre os dias 23 de junho e 3 de julho de 2025, uma delegação formada por representantes do CBioClima, da Unesp, do INCT NanoAgro e da empresa B.Nano participou de uma missão estratégica à Alemanha com o objetivo de estreitar laços de cooperação científica com centros de excelência voltados a soluções sustentáveis. A iniciativa teve como foco principal o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de bioprocessos, biotecnologia e química de recursos renováveis.
Mapa elaborado por Renan Chaves, indicando os locais visitados.
Coordenada pelo professor Leonardo Fraceto, coordenador de inovação do CBioClima, a missão contou ainda com a participação dos professores Mauricio Bacci (vice-diretor do CBioClima), Cesar Martins (vice-reitor da Unesp), Renan Chaves (gestor de inovação do CBioClima) e Jhones de Oliveira (CEO da B.Nano). Ao longo da viagem, a comitiva visitou universidades, institutos de pesquisa e empresas com forte tradição em inovação.
A agenda teve início no Instituto de Biotecnologia RWTH Aachen, uma das grandes universidades de pesquisa da Alemanha, com mais de 47 mil alunos. No Instituto de Biotecnologia, o grupo foi recebido pelo Prof. Dr. Ulrich Schwaneberg. Com expertise em design de proteínas e aplicações voltadas à agricultura, controle de microplásticos e revestimentos funcionais, o grupo alemão compartilhou experiências promissoras que poderão dar origem a futuras colaborações em biotecnologia aplicada.
No dia 24 de junho, a delegação brasileira esteve no Centro de Pesquisa Jülich, onde foi recebida pelo Dr. Onno Muller. As discussões se concentraram em temas como energia e bioeconomia aplicadas à agricultura, com visitas a instalações agrivoltaicas do projeto Agri-PV e do cluster de excelência PhenoRob.
Ainda em Aachen, o grupo visitou o MTI – Manufacturing Technology Institute, sendo recepcionado pelos professores Dr. Thomas Bergs e Dr. Philipp Niemietz. O MTI se destaca pelo desenvolvimento de soluções para produção sustentável e digitalmente conectadas. Na sequência, no Instituto Fraunhofer para Biologia Molecular e Ecologia Aplicada (IME), os professores Dr. Stefan Schillberg e Dr. Simon Vogel apresentaram pesquisas em biotecnologia molecular, ecologia aplicada e biorrecursos, voltadas à agricultura, química verde, farmacologia e proteção ambiental.
No dia 26 de junho, foram realizadas visitas técnicas na Pfeifer & Langen, uma referência na indústria agroalimentar com foco na cadeia da beterraba açucareira e inovação no setor de alimentos. As reuniões trataram da cadeia de suprimentos, inovação no ramo de substitutos de açúcar e gestão de propriedade industrial.
Em 27 de junho, foram realizadas reuniões com representantes do CEPLAS (Cluster of Excellence on Plant Sciences) na Universidade Heinrich Heine, onde os professores Drs. Andreas Weber e Lutz Schmitt apresentaram avanços na integração de genômica, fisiologia vegetal, captura de carbono e sustentabilidade agrícola. No mesmo dia, também foram realizadas visitas às instalações da T7.0, planta de escalonamento tecnológico e treinamento técnico para a indústria têxtil junto à Universidade de Niederrhein, conduzidas pela Profa. Dra. Maike Rabe.
A missão também contemplou atividades voltadas ao empreendedorismo e à inovação, com visita à O-Werk, MakerSpace da Ruhr University Bochum (RUB), no dia 30 de junho, onde a equipe foi recebida pela Dra. Stefanie Bröring. O espaço promove o desenvolvimento de ideias inovadoras e acolhe startups, empresas e instituições educacionais.
A comitiva também visitou a RWTH Innovation, centro de transferência de tecnologia da RWTH Aachen, onde os doutores Alan Mertens, Beate Hack e Philip Mayer apresentaram os mecanismos institucionais de apoio à criação de startups e à conexão entre academia, indústria e sociedade.
Encerrando a programação, nos dias 2 e 3 de julho, a delegação esteve na Universidade Técnica de Munique (TUM), que conta com mais de 50 mil estudantes e 600 professores. As visitas envolveram reuniões com representantes da TUM Global & Alumni Office, da TUM São Paulo e do campus de Straubing, com discussões voltadas à bioeconomia, à cooperação científica e ao intercâmbio de estudantes e pesquisadores. O grupo foi recebido por nomes como Dr. Sören Metz, Dr. Jamie Snow, Dra. Jeanne Rubner, Dr. Volker Sieber e outros professores envolvidos com bioprocessos e química de recursos renováveis.
Segundo o professor Leonardo Fraceto, Coordenador da Inovação do CBioClima: “A missão foi uma excelente oportunidade para apresentar as inovações do CBioClima, bem como conhecer os modelos de interação Universidade-Empresa utilizados nas instituições visitadas, visando o estabelecimento de novas parcerias estratégicas para o CEPID e potencialmente para a Unesp.”
A missão representou um passo estratégico para o fortalecimento das relações internacionais do CBioClima, abrindo caminhos promissores para colaborações científicas e tecnológicas de longo prazo. Ao estabelecer pontes com centros de excelência na Alemanha, a iniciativa reafirma o compromisso do CBioClima com o desenvolvimento de soluções sustentáveis baseadas na natureza.





