Efeitos das mudanças climáticas em mamíferos tropicais é tema dos Seminários Charles Darwin
- cbioclimamidia

- 4 de jun.
- 1 min de leitura
Por Emerson José
A Profa. Dra. Maria Luísa Jorge ministrou palestra nos Seminários Charles Darwin, nesta terça-feira (3), sobre os “Efeitos das Mudanças Climáticas em Mamíferos Tropicais”. Os Seminários são iniciativa do CBioClima (Centro de Pesquisas em Biodiversidade e Mudanças do Clima), sediado no Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro.
Maria Luísa é formada em Biologia pela USP (1995), tem mestrado em Ecologia também pela USP (2000), doutorado em Ecologia (Chicago/2007), pós-doutorado pela Unesp de Rio Claro (2012) e é professora da Universidade Vanderbilt, nos EUA, desde 2013.
A professora iniciou a palestra contextualizando a significância ecológica dos grandes mamíferos terrestres e o risco de extinção desses animais. Segundo Maria Luísa, “a perda de habitat tem afetado as espécies, pois elas não têm para onde migrar. A falta de água extrema tem causado mortalidade em massa. Já a falta de água em quantidades subletais causa impactos fisiológicos e comportamentais, possivelmente impactos demográficos”.
Em breve, a palestra será disponibilizada na íntegra no canal do CbioClima no Youtube aqui. Maria Luísa também participou da gravação de um episódio do podcast Café com Ciência, cuja divulgação ocorrerá nas próximas semanas aqui.
Na próxima segunda-feira (9), os Seminários Charles Darwin receberão o professor Paulo Guimarães para ministrar palestra sobre “Estrutura e Dinâmica de Redes Ecológicas”, às 13h, no Anfiteatro II da Unesp de Rio Claro. As palestras são abertas a toda a comunidade acadêmica e realizadas presencialmente.





















Comentários