Evolução de forma e função em anfíbios anuros é tema de Seminários Charles Darwin
- cbioclimamidia

- 16 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de set.
Por Emerson José
Os Seminários Charles Darwin, iniciativa do CBioClima (Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças Climáticas), recebeu a Dra. Monique Simon, da USP de Ribeirão Preto, nesta terça-feira (16) para palestra sobre “Evolução de forma e função em anfíbios anuros de riachos da Mata Atlântica: conectando seleção em natação com biodiversidade”. A palestra contou com a presença de alunos, pesquisadores e professores da Unesp de Rio Claro no auditório da biblioteca.
Monique centrou sua exposição em quatro pontos:
Evolução multivariada e restrição evolutiva;
Restrição evolutiva e resposta às mudanças climáticas;
Restrição evolutiva e salto em anuros;
Projeto Jovem Pesquisador: Anuros de riacho e natação.
Segundo a professora, “a seleção induzida por furacão foi forte e favoreceu maiores almofadas digitais (toepads)”. Uma seleção forte induzida por furacão pode aumentar a evolvabilidade na próxima geração”.
Esses pontos levantados na palestra são essenciais para entendermos a evolução dos anuros e a adaptação daqueles ao ambiente.
Por fim, a pesquisadora afirmou que “podemos atingir uma melhor compreensão de origem e manutenção de biodiversidade se conectarmos evolução em múltiplas escalas temporais. Com o avanço da biologia, é possível conectar padrões macroevolutivos com processos microevolutivos”.
Em breve, a palestra será disponibilizada no canal do CBioClima no YouTube. A próxima exposição dos Seminários Charles Darwin está agendada para terça-feira (23), às 13h. O pesquisador Pedro Jordano da Universidad de Sevilla apresentará o trabalho “Cryptic disruptions of seed dispersal processes in the Anthropocene”.

























Comentários